sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fortaleza Digital - Dan Brown

   Apreendi que um código criptografado pode ser simples (ou não) muitas vezes parece impossível, mas precisa só da logica como esse:

KHLNMZCZ D LDK

Não conseguiu ler e só substituir a letra pela próxima que vem no alfabeto(Ótima ideia pra manda bilhete no colégio) ou seja:

K ->L   H ->I  L->M   N->O  M->N   Z->A  C->D  Z->A       D->E        L->M  D->E  K->L
(LIMONADA E MEL)

    O livro fala muito doTRANSLTR que é um supercomputador “fictício” do enredo de Dan Brown sendo o mais carro do mundo. Localizado na sede da NSA, no departamento de criptografia. Tem objetivo de rastrear mensagens em todo o mundo e descriptografá-las,eles tem inclusive acesso a todos os e-mail (isso no livro).A pesar de que no livro mesmo alguém diz que “A mente humana é o computador mais rápido que existe”(a ressalvas).

   A NSA como citei acima e uma agência de segurança dos Estados Unidos, criada em 4 de novembro de 1952 cuida da, inteligência obtida a partir de sinais, incluindo interceptação e criptoanálise, sendo dessa forma o maior núcleo de conhecimento em criptologia mundial, apesar de raramente divulgar alguma informação sobre as suas pesquisas(talvez isso levou o escritor a usá-la em seu livro). É supostamente a maior agência de segurança do Estados Unidos e do mundo. É responsável por interceptar e analisar ligações externas para garantir a segurança do país e dos seus aliados(e uma agencia real).
    O símbolo da NSA é uma águia americana, de asas invertidas, segurando ferozmente uma chave de prata.(na imagem o lema  e o simbolo da NSA).


Descobri o Daruma que geralmente é feito de madeira e é representado como uma figura arredondada, com corpo vermelho, sem braços e sem pernas. As pessoas usam os bonecos para fazerem pedidos, quando o pedido foi feito desenha um olho e após a realização do mesmo pinta-se o outro olho.

   Susan (a protagonista do livro) economizava para comprar os melhores sapatos. Sua tia uma vez lhe dissera: “Você nunca irá alcançar as estrelas se seus pés estiverem doendo. E, quando você chegar aonde quer, é melhor que esteja com uma boa aparência” (adoro esse tipo de tia).
  
 Bom,o post ta bom (eu espero né?)mas vou dividi-lo em duas partes,caso contrario ficaria muito grande.
E ai gostaram? Tao com vontade de ler o livro?(da pra ler o livro no ler livros online.com [da pra baixar também]eu li lá).